Desde a meia-noite desta quinta-feira (17) começou a
valer o bloqueio do aplicativo WhatsApp, por determinação da 1ª Vara Criminal
de São Bernardo do Campo-SP, que manteve o autor da ação sob sigilo. O criador
do WhatsApp, Jan Koum, postou uma crítica à decisão da Justiça Brasileira, logo
após o aplicativo parar de funcionar: "Estamos decepcionados com a decisão
míope para cortar o acesso ao Whatsapp (...), e tristes por ver o Brasil se
isolar do resto do mundo":

O assunto já é o mais comentado no Twitter e está em
primeiro lugar nos tranding topics Brasil da rede social. Ao tentar enviar uma
mensagem, o usuário visualiza apenas o sinal de que o processo não foi
concluído (o ícone de um relógio).
Na internet, o bloqueio dividiu opiniões, com gente
dizendo que sem o aplicativo haveria mais tempo para fazer outras coisas, mas a
maioria ficou mesmo indignada com o cancelamento temporário do app.
As operadoras de telefonia celular receberam a ordem
judicial nesta quarta-feira (16), com a determinação de bloquear o
funcionamento do aplicativo em todo o território nacional por 48 horas. O Whatsapp
informou que não vai se pronunciar sobre o assunto.
A decisão foi proferida pela juíza Sandra Regina
Nostre Marques em um procedimento criminal, que corre em segredo de justiça. "Isso
porque o WhatsApp não atendeu a uma determinação judicial de 23 de julho de
2015. Em 7 de agosto de 2015, a empresa foi novamente notificada, sendo fixada
multa em caso de não cumprimento. Como, ainda assim, a empresa não atendeu à
determinação judicial, o Ministério Público requereu o bloqueio dos serviços
pelo prazo de 48 horas, com base na lei do Marco Civil da internet",
afirma a decisão. (Do Extra).
Nenhum comentário:
Postar um comentário